04 Dicas para não errar na hora de escolher a fachada

Quantas vezes já ouvimos a expressão tão famosa: uma imagem vale mais que mil palavras?

Na hora que escolher a fachada para seu estabelecimento, leve essa afirmativa em consideração. Afinal quem nunca viu uma bela fachada que marcou e que aguçou a curiosidade de ver o que havia por trás daquilo?

É necessário, neste momento do planejamento, que diversos estudos sejam feitos, desde cores, materiais, concorrência, ponto, mercado…

Além de influenciar os possíveis consumidores, não podemos nos esquecer de que é um investimento alto- e não há espaço para erro! Para te ajudar a filtrar as escolhas, separamos algumas dicas:

Leia também: O que é fachada de ACM?

1- Esteja informado sobre as leis da sua cidade

Uma ação que teve início em São Paulo e que vem se solidificando há alguns anos por todo Brasil, refere-se a leis que estão sendo padronizadas referentes a colocação de fachadas em lojas de comércio em vias públicas, shoppings e galerias.

A legislação Paulista presume pena aos lojistas que não sigam as normas de paisagem urbana- lei da Cidade Limpa.

Por esse motivo, é muito importante se informar perante o poder público municipal quais são as orientações para fachadas e placas dos comércios . O ideal é que isso seja feito antes de abrir o estabelecimento, para não ter dor de cabeça futuramente.

Conversar com empresas profissionais, como a Liberty, pode te ajudar a entender melhor este processo, além de evitar dores de cabeça.

2- Valorize o espaço

Não cometa o erro de montar a fachada de sua loja como se ela fosse a unica da vizinhança. Ou seja, você tem que se destacar e não parecer que esta desesperado para chamar a atenção.

Isso sempre será indicado por um especialista da área. Com toda certeza eles irão fazer um trabalho criativo que irá valorizar sua marca e aproveitar o conceito e padrão de onde esta localizada a sua loja.

Dica extraAqui na Liberty, contamos com um time de Criação, que após o briefing com o cliente, consegue colocar no projeto, exatamente as expectativas que você têm aí, na sua cabeça! =)

Mesmo que seu estabelecimento seja uma franquia ou rede, não se preocupe pois tem como adequar a fachada para realidade da construção, do shopping, da galeria ou da rua onde está localizada.

3- Dedique-se a cor e na composição gráfica

Para  fazer com que seu estabelecimento fique moderno e bonito sem sair dos padrões das leis municipais, tem que usar a criatividade e dedicar-se a boas escolhas nas cores e composições gráficas.

Procure não esconder a arquitetura do imóvel atrás de placas grandes cheias de informações desnecessárias.

Saia do patronizado e utilize, se possível, letreiros que sejam capazes de serem usados a noite, como os  luminosos.

Estruturas e laminas metálicas em alto relevo, diminuem os riscos de oxidar sua fachada e evita o desgaste cada vez que chover ou até mesmo a exposição ao sol, além de dar um “ar” moderno a sua fachada.

4-  Conforto desde a Fachada

Algo muito interessante e chamativo é colocar opções para dar comodidade e conforto aos cliente.

Um bom exemplo: se sua fachada estiver próxima da calçada, seria ótimo um toldo para gerar sombra (se permitido pelas leis da sua cidade, é claro). Existem muitas opções que irão cair perfeitamente com o design de seu estabelecimento.

Dicas bônus:

. Coloque a sua fachada em uma altura que tanto os pedestres quanto pessoas que estão de carro consigam visualizar

. Use, se necessário, uma sinalização expondo os serviços e horários de funcionamento

. Faça sempre uma vitrine bonita e sofisticada de acordo com o estilo de sua loja

. Faça sempre a manutenção de sua fachada, pois fachadas mal cuidadas não causam boa impressão.