Como escolher as cores da fachada da minha loja

Pensar numa identidade para seu negócio envolve uma série de elementos que vão ser determinantes na hora de conquistar seu público-alvo e convertê-lo em clientes.

Sabendo que estamos em um cenário onde os consumidores estão cada vez mais críticos e exigentes, é fundamental pensar em todos os detalhes que cercarão o seu ponto de venda! Isso mesmo, e pra começar, vamos falar de um item indispensável e muito importante: a fachada da sua loja.

Ela muda a comunicação visual da sua empresa
Ela muda a comunicação visual da sua empresa

Ela é seu cartão de visita, as pessoas passarão em frente ao seu estabelecimento e decidirão se vão ou não entrar pela fachada! Mas como escolher a cor certa para o seu negócio?

Cores podem influenciar na decisão

Dezenas de estudos envolvendo psicologia e consumo apontam que as cores influenciam na compra de um produto ou serviço.

Vale lembrar que até mesmo o número de visitantes que passa pela loja, pode ser influenciado pelo formato e cores da fachada.

Nesse sentido, optar pelos tons mais adequados parece ser a estratégia perfeita para alavancar as vendas do mês! Confira só.

 Fachadas em vermelho: Estímulo para consumo

Por ser uma cor mais vibrante e intensa, o vermelho pode ser responsável por ativar inúmeras emoções no nosso corpo.

Por isso ela é bastante indicada quando o assunto é alertar o cliente para promoções, por exemplo. Em fachadas os tons de vermelho funcionam bastante visto que o público logo perceberá essa sensação de intensidade e “urgência” pela compra que a cor traz.

Preto: sensação de amplitude no espaço

Para produtos e ambientes mais sofisticados, a melhor dica é sem dúvidas os tons de preto. Isso porque eles trazem uma sensação de elegância, seriedade.

Além disso, uma fachada em tom escuro promove uma sensação de amplitude no ambiente e faz com que eles sejam mais aconchegantes.

Laranja: explore sua criatividade

Aos que desejam dar mais “vivacidade” ao estabelecimento comercial, o laranja é uma excelente alternativa visto que também é considerado um tom bem quente intenso.

Ele traz uma carga de entusiasmo e energia. Ideal para ser usado em estabelecimentos alimentícios como restaurantes e lanchonetes.

Branco: neutralidade ao ambiente

Mas se você não abre mão das cores consideradas mais “padrões” o branco é a escolha certa. Ele pode servir de pano de fundo para outras cores complementares, como roxo, laranja, azul e verde.

Por trazer um aspecto mais tranquilo e calmo, é perfeito para ser usado em clínicas de estética e até em salões de beleza, dependendo do público-alvo

Azul: tranquilidade no dia a dia

Para quem gosta de ambientes mais sérios, o azul pode ser a cor escolhida para compor a fachada. Em geral, por transmitir mais seriedade, é mais utilizado em óticas e lojas de grife.

Quando usado em tons mais escuros, como o azul marinho, por exemplo, se faz como uma boa opção para estabelecimentos mais sofisticados.

Os azuis mais claros, podem compor segmentos mais diferenciados, como comércio de ferramentas, equipamentos de segurança e construção, por exemplo.

Agora não tem mais erro! Sabendo como escolher a cor da sua fachada, basta entrar em contato com o design e explicar a sua ideia.