Pensar numa identidade para seu negócio envolve uma série de elementos que vão ser determinantes na hora de conquistar seu público-alvo e convertê-lo em clientes.
Sabendo que estamos em um cenário onde os consumidores estão cada vez mais críticos e exigentes, é fundamental pensar em todos os detalhes que cercarão o seu ponto de venda! Isso mesmo, e pra começar, vamos falar de um item indispensável e muito importante: a fachada da sua loja.
Ela é seu cartão de visita, as pessoas passarão em frente ao seu estabelecimento e decidirão se vão ou não entrar pela fachada! Mas como escolher a cor certa para o seu negócio?
Cores podem influenciar na decisão
Dezenas de estudos envolvendo psicologia e consumo apontam que as cores influenciam na compra de um produto ou serviço.
Vale lembrar que até mesmo o número de visitantes que passa pela loja, pode ser influenciado pelo formato e cores da fachada.
Nesse sentido, optar pelos tons mais adequados parece ser a estratégia perfeita para alavancar as vendas do mês! Confira só.
Fachadas em vermelho: Estímulo para consumo
Por ser uma cor mais vibrante e intensa, o vermelho pode ser responsável por ativar inúmeras emoções no nosso corpo.
Por isso ela é bastante indicada quando o assunto é alertar o cliente para promoções, por exemplo. Em fachadas os tons de vermelho funcionam bastante visto que o público logo perceberá essa sensação de intensidade e “urgência” pela compra que a cor traz.
Preto: sensação de amplitude no espaço
Para produtos e ambientes mais sofisticados, a melhor dica é sem dúvidas os tons de preto. Isso porque eles trazem uma sensação de elegância, seriedade.
Além disso, uma fachada em tom escuro promove uma sensação de amplitude no ambiente e faz com que eles sejam mais aconchegantes.
Laranja: explore sua criatividade
Aos que desejam dar mais “vivacidade” ao estabelecimento comercial, o laranja é uma excelente alternativa visto que também é considerado um tom bem quente intenso.
Ele traz uma carga de entusiasmo e energia. Ideal para ser usado em estabelecimentos alimentícios como restaurantes e lanchonetes.
Branco: neutralidade ao ambiente
Mas se você não abre mão das cores consideradas mais “padrões” o branco é a escolha certa. Ele pode servir de pano de fundo para outras cores complementares, como roxo, laranja, azul e verde.
Por trazer um aspecto mais tranquilo e calmo, é perfeito para ser usado em clínicas de estética e até em salões de beleza, dependendo do público-alvo
Azul: tranquilidade no dia a dia
Para quem gosta de ambientes mais sérios, o azul pode ser a cor escolhida para compor a fachada. Em geral, por transmitir mais seriedade, é mais utilizado em óticas e lojas de grife.
Quando usado em tons mais escuros, como o azul marinho, por exemplo, se faz como uma boa opção para estabelecimentos mais sofisticados.
Os azuis mais claros, podem compor segmentos mais diferenciados, como comércio de ferramentas, equipamentos de segurança e construção, por exemplo.
Agora não tem mais erro! Sabendo como escolher a cor da sua fachada, basta entrar em contato com o design e explicar a sua ideia.