05 dicas para aumentar as vendas no final de ano

Fim de ano chegando, e com ele vem as festas, comemorações e obviamente as vendas natalinas.

É nessa época que o público consumidor vai às compras e com isso as empresas necessitam de estratégias para aumentar ainda mais seus lucros.

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Portanto, seguem algumas dicas para aumentar a procura pelos seus produtos, lembrando que é crucial para o gestor se planejar e evitar desfalques nos produtos e na distribuição dos mesmos.

Avalie antes de fazer apostas

A função das pesquisas é mostrar o que deu certo e o que não deu, assim como também o que pode melhorar, portanto é necessário investigar por meio de uma pesquisa antes de realizar os pedidos para os fornecedores.

Levando em consideração a concorrência ou o público alvo, é importante descobrir os produtos ou serviços que terão destaque e melhor desempenho nas vendas de final de ano.

Portanto, controlar os custos é uma das melhores formas de contornar possíveis prejuízos futuros, pois a área financeira é a alma da atividade comercial, restando ao empresário pesquisar e buscar as melhores maneiras de se desenvolver.

Gerencie o estoque 

Não adianta fazer pedidos de mercadorias que ainda constam no estoque.

Então para melhores resultados cabe ao gestor e sua equipe estar ciente dos produtos que restam no estoque, fazendo com saiam primeiro antes de pensar em conseguir outros dos mesmos. Almejando promoções e maneiras de ofertar esses produtos em primeiro lugar. 

Com o avanço da tecnologia, tudo ficou mais fácil, inclusive na hora de averiguar os produtos em estoque.

Há softwares que auxiliam por meio de uma visão mais ampla das vendas, dando um norte para os gestores com relação aos produtos que tem mais saída, aumentando a rotatividade do estoque ao invés de acabar se perdendo na busca por produtos e os mesmos terminarem abarrotados em estoque. 

Invista tempo no atendimento 

Não é perca de tempo oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes. Busque um oferecer um treinamento para seus vendedores, de forma a proporcionar a eles técnicas de conversação e formas de engajar o cliente a levar seus produtos.

Com o  alvoroço de fim de ano, alguns empresários contratam funcionários temporários e não oferecem nenhum treinamento.

Isso certamente pode influenciar no lucro da empresa, uma vez que o sujeito não está munido de técnicas que podem contribuir para seu  atendimento e assim, fazer com que o cliente compre mais e ainda indique sua empresa com base no atendimento e atenção recebida. 

Agilize as operações

A correria diária é vem crescendo cada vez mais, e no fim de ano elas aumentam ainda mais.

Lidar com clientes impacientes e ansiosos pode ser um dos principais desafios nessa época, e com isso é importante que tanto os gestores como os vendedores estejam preparados acerca de suas máquinas de cartão e também os caixas da loja. 

Caso algum conflito apareça na hora, o cliente precisa ser comunicado, afinal paciência e agilidade compõem um atendimento de excelência, e quando o cliente precisa esperar sem saber o que está acontecendo, isso irá prejudicar as vendas e a reputação do estabelecimento.

Seja criativo nas promoções 

Todo mundo adora uma promoção e os comerciantes sabem disso. Investir em combos e promoções irá elevar o ticket médio do consumidor, fazendo com que eles gastem mais e fiquem felizes. 

Dica Bônus: Capriche na comunicação!

Não adianta você ter a melhor estratégia se o seu público não estiver ciente da sua promoção.

Por isso, capriche na comunicação visual do seu estabelecimento, desde a fachada até mesmo a adesivagem de frotas e vitrines. 😉